16/01/2011

Brinquedos dos anos 80 / 90 .

PULA PIRATA
Pula Pirata é um jogo fabricado pela Estrela lançado em junho de 1978 é um dos poucos dessa época que ainda se encontra em produção. O jogo é composto de uma espécie de barril, com furos nas laterais e com um orifício na parte superior onde é colocado uma miniatura de pirata e de espadas de plástico.

Os furos das laterais são utilizados pelos jogadores que vão colocando as espadas nos furos. O objetivo do jogo é não deixar o pirata pular para fora do barril. Caso o jogador ao colocar a espada no furo ocasionar o salto do pirata para fora do barril, o mesmo será eliminado do jogo e a rodada é reiniciada.

O jogo prossegue até que sobre um único jogador que não tenha deixado o pirata pular para fora do barril.
O jogo, embora simples, se manteve como um dos mais vendidos da Estrela, sendo na época um dos mais vendidos no Dia das Crianças e no Natal, por isso, ele é fabricado até os dias atuais.

VAI-VEM

1976 — Durante o verão, surge na Itália o brinquedo Vai-e-Vem. O brinquedo é formado por uma bola de plástico oval com abertura no centro, por onde passavam duas cordas de nylon. Nas extremidades de cada corda ficam as alças que cada jogador segura e usa para movimentar a bola. Muito popular nas praias, a brincadeira é mover a bola de um lado para o outro, num constante vai-e-vem.

ATARI

Durante os anos 70, a Atari se destacou ao produzir dezenas de jogos para arcade. O primeiro console foi o Atari VCS (Video Computer System), produzido em 1977. Seu preço era alto demais (em torno de 200 dólares), e uma sucessão de novos consoles foi lançado para tentar estabelecer uma fonte de renda segura, até que em 1978, lançou o Atari 2600, de longe seu maior sucesso (e posteriormente o ícone da empresa).

Ao longo dos anos 90, a inabilidade da Atari em acompanhar o mercado de consoles culminou com a venda de suas divisões para diversas empresas de informática, terminando com a venda da própria marca para a Infogrames em 2001. Desde então, esta empresa usa o nome e o logotipo original da Atari em seus produtos, e assim produziu jogos de sucesso, como a série Civilization.

PIROCÓPTERO

Feito com um palito de plástico, e uma hélice metricamente desenhada em seus mínimos detalhes para dar uma aerodinâmica espetacular, o pirocóptero foi o "brinquedo" mais consumido dos anos 80 e 90.

Após você chupar um delicioso pirulito sabor cereja, ou morango sabor cereja, ou cereja sabor morango... Você passava o dia todo brincando com o magnífico pirocóptero, tentando fazer com que aquela porra voasse sem cair no telhado do vizinho.


YO YO COCA COLA

Estes yo yos eram moda entre as criançadas e jovens dos anos 80.

FIGURINHAS PAULISTINHA E AMAR É ...
  

Quem não se lembra das velhas figurinhas PAULISTINHA e AMAR É... Se não me falha a memória, para conseguir as figurinhas do Paulistinha era só conseguir juntar algumas notas fiscais e troca-las nos estabelimentos autorizados, e a Amar é... bastava comprar nas banquinhas de jornais.

Estes dois álbuns de figurinhas viraram febre entre meninos e meninas nos anos 80.

AQUAPLAY
  
Mas o que fazer quando acabavam as pilhas dos antigos gadgets "high-tech" da década de 80? Era só abrir a torneira. Inspirados em esportes ou brincadeiras de parques de diversão, os Aquaplay eram uma espécie de fliperama movido a água. Ao pressionar um botão, a força da água movia as argolas ou bolinhas em direção aos alvos.

FERRORAMA


O ferrorama foi um brinquedo que fez muito sucesso entre as crianças na década de 1980 e foi muito vendido no Brasil.

Começou a ser fabricado em 1980 pela Manufatura de Brinquedos Estrela e consistia em uma ferrovia com uma locomotiva a vapor ou uma locomotiva elétrica ou ambas, dependendo do kit, e vários vagões acoplados, como vagão de carvão, de carga, de combustível, de passageiros. As locomotivas eram movidas com duas baterias tamanho médio de 1,5 volts cada.

LEGO

O sistema LEGO é um brinquedo cujo conceito se baseia em partes que se encaixam permitindo inúmeras combinações. Criado pelo dinamarquês Ole Kirk Christiansen, é fabricado em escala industrial em plástico injetado desde meados da década de 1950, popularizando-se em todo o mundo desde então.

SOLDADINHO DE BRINQUEDO

Este não poderia faltar na minha coleção. Toda criança poderia ter um, pois um desses era muito barato por virem junto com balas e chicletes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário